GEOREFERENCIAMENTO - TECNOLOGIA

Prefeitura de Piracicaba recebe prêmio de inteligência municipal em geoprocessamento
Premiação entregue pela Geopixel enaltece sistema de mapas informativos coordenado pelo Ipplap


Piracicaba Georeferenciamento - Imagem Ilustrativa

A Prefeitura de Piracicaba recebeu na quarta-feira, 22/06, o prêmio de Inteligência Municipal da Geopixel em parceria com o Instituto Smart City Business America, empresa que desenvolve sistemas de geointeligência para prefeituras. A premiação se deve ao sistema de Geoprocessamento Corporativo, que é coordenado pelo Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) e disponibiliza ao público, mapas informativos detalhados da cidade no site geo.piracicaba.sp.gov.br. A entrega do prêmio aconteceu durante o evento EUGeopixel2022 - Encontro de Usuários, no Hotel Nacional Inn, em São José dos Campos (SP).

Conforme Fábio Lazzerini, diretor executivo de Estudos Socioeconômicos, Informações e Desenvolvimento Urbano e Rural do Ipplap, que tem como presidente Sérgio Chaim, a premiação mostra que Piracicaba é referência em geoprocessamento, que é o processamento informatizado de dados georreferenciados, ou seja, sistema que utiliza imagens obtidas por meio de fotografias aéreas ou por imagens de satélite para a posterior representação cartográfica.

"Piracicaba é um exemplo para o Brasil, é a número um no país. Com o nosso sistema de geoprocessamento é possível ver a cidade em detalhes, com imagens de satélites mais detalhadas que as do Google Earth, para diversidade de usos, possibilitando melhor planejamento do município em cima do espaço físico e de forma sustentável, incluindo mobilidade urbana, coleta de resíduos, entre outras áreas de governança da cidade", comentou ele, acrescentando que Piracicaba foi destaque entre 54 cidades de três estados brasileiros com elevado IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

Na ocasião do evento, a engenheira agrônoma Lidia d'Arce Martins, do Ipplap, apresentou aos participantes a palestra Inteligência Geográfica: Conectando a Prefeitura e o Munícipe, na qual explanou sobre o sistema de geoprocessamento oferecido pelo Executivo envolvendo as secretarias de Finanças, Governo, Educação, Saúde, Mobilidade Urbana, Obras e Meio Ambiente.

Ainda conforme o diretor Lazzerini, a cidade que executa ações de forma estratégica, com planejamento baseado em dados de geoprocessamento, tem melhor qualidade de vida. "As vantagens são inúmeras para o desenvolvimento sustentável futuro e o município colhe frutos econômicos sociais e ambientais", afirmou.

Também participaram do evento EUGeopixel2022 - Encontro de Usuários representantes da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba), Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente).



Galeria de Fotos:



Fale conosco pelo WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



TECNOLOGIA  |   18/07/2022 15h00

Piracicaba - SP
 




TECNOLOGIA  |   15/08/2022 21h35


TECNOLOGIA  |   14/08/2022 17h29