PSICOLOGIA COMPORTAMENTAL - COMPORTAMENTO

Sete forças sob sua pele
O poder de construir um futuro melhor!


Imagem do cérebro fazendo suas conexões em #D - Foto - Google

Se houve benefícios com a pandemia de Covid por que passamos, seguramente um dos mais importantes foi o aprendizado, a incorporação pela maioria das pessoas, do autocontrole como forma de prevenção, manutenção e melhoria contínua de nossas vidas.

Embora houvesse muitas orientações por parte das autoridades sanitárias coube à população em geral praticar comportamentos prevencionistas. Comportamentos capazes de garantir a saúde no futuro. Na maioria das vezes de forma atabalhoada, e meio sem saber com certeza, praticamos comportamentos que resultaram na redução e controle mais efetivo dos fatores causadores da pandemia.

Porém podemos fazer mais.

Todos nós, seres humanos, possuímos forças naturais que nos possibilitam alcançar patamares elevados de realizações e felicidade ao longo de nossa vida, basta utilizar todas elas em sua plenitude!

Possuímos um sistema sensitivo formado por nossos ouvidos, nariz, pele, língua e olhos para captar todo tipo de informação existente no ambiente em que vivemos, e uma rede de terminais neurológicos que nos possibilita captar tudo que se passa dentro de nosso próprio corpo.

Embora a todo momento estejamos recebendo uma enxurrada de informações temos o poder, e a capacidade, de buscar propositalmente e prioritariamente aquelas que mais nos interessam para melhorar nossos conhecimentos. Não somente escolher as que nos interessam, mas buscar informações úteis!

Possuímos um cérebro que nos possibilita raciocinar. Juntar informações novas com memórias, nossos conhecimentos, regras, valores e experiências passadas para criar uma ideia, uma imagem nova! Ideia e imagem que provoca nossas emoções empurrando para uma ação futura.

Temos um sistema emocional que identifica informações do ambiente e raciocínios provocando uma reação prazerosa ou penosa que determina um caminho futuro, nossos desejos.

Fruto da conexão entre nossos raciocínios e emoções desenvolvemos desejos. Vontade de conseguir alguma situação que melhore nossas vidas. Esses desejos são nossos motivadores. O que nos empurram para praticar comportamentos identificados pelo nosso raciocínio como ações capazes de produzir tais realizações.

Agimos continuamente. Não há paradas. Sempre estamos praticando algum comportamento empurrado pelos nossos desejos e provocando consequência, resultados. Todos os nossos comportamentos provocam consequências. Não há comportamento inconsequente. Construindo, dessa forma, um futuro novo a cada segundo.

Por último... Possuímos um mecanismo poderosíssimo de autocontrole. Como somos capazes de captar tudo que se passa a nossa volta, captamos todas as consequências de nossos próprios comportamentos. Tão imediatamente e/ou muito tempo após seu acontecimento. Cada ação que executamos provoca consequências no ambiente em que vivemos e temos a capacidade de captar todas elas.

Essas informações nos permitem raciocinar, analisar e concluir até que ponto essas consequências são aquelas que desejamos em nossa busca por uma vida melhor, ou não, provocando emoções agradáveis ou desagradáveis e criando desejos de ir à frende, ou de alterar radicalmente nossa conduta futura em busca de novas realizações mais contributivas com nossos desejos.

Todas essas forças estão funcionando o tempo todo, ao mesmo tempo e conectadas, determinando nossa forma de conduta, nossas realizações e emoções. Construindo o que gosto de chamar nosso "estilo de vida"!

Nesse exato momento, você que está lendo esse texto, está raciocinando, se emocionando e criando desejos sobre o que fazer no futuro. Esse "mecanismo" sistêmico e integrado possui um elemento chave, nossa cognição, memória e raciocínio, que dirige nossas vidas.

Quanto mais utilizamos nosso raciocínio em busca de informações novas, e quanto mais analisamos as consequências de nossos atos, melhores serão nossas realizações contributivas com nossos desejos, e maiores nossas probabilidades de sensações de felicidade no futuro.

Criamos o futuro que desejamos a cada segundo!

Pense nisso!



Fale conosco pelo WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



COMPORTAMENTO  |   27/07/2022 11h15

Campinas - SP
 




COMPORTAMENTO  |   17/06/2022 10h58

Campinas - SP
 

COMPORTAMENTO  |   26/07/2022 19h31