REDES SOCIAIS - TECNOLOGIA

Novo recurso do Instagram é inspirado em outro aplicativo
O aplicativo francês não ganhou fama no Brasil, mas é uma febre no exterior e se tornou inspiração para o Instagram.


Foto: Unsplash.

O aplicativo BeReal foi lançado há dois anos e já é uma febre entre os jovens franceses e estadunidenses. Inclusive, está em segundo lugar no ranking de apps mais baixados nos EUA. A premissa desta rede social é mostrar imagens mais reais e humanizadas para dispensar o uso de filtros e outros recursos que tornam as pessoas iguais.

Afinal, "BeReal'" significa seja real. O Instagram, é claro, está observando tudo e já encontrou algo que poderia reproduzir na própria plataforma. Conheça o novo recurso inspirado na ferramenta.

Para falar sobre a nova ferramenta que se chama Candid Challeng, nós precisamos entender melhor como funciona e qual a premissa do BeReal. Antes de tudo, vale lembrar que o Instagram não deu mais informações sobre quando o recurso será divulgada ou em que fase de teste se encontra. Sendo assim, saiba o que há por trás dessa implementação, do aplicativo original e como tudo irá funcionar.

Por que o Instagram está mudando tanto?

Há muito tempo, Mark Zuckerberg começou a apostar no metaverso, no entanto percebeu aos poucos que os jovens adultos não estão tão interessados no metaverso ainda, ou seja, o assunto ainda não ''furou a bolha'' dos pequenos e médios desenvolvedores. A prova disso é que redes sociais como TikTok e BeReal seguem ganhando espaço, ambas plataformas que nada têm a ver com o metaverso. Por isso é preciso atrair novamente as pessoas ao Instagram.

Como o BeReal funciona e por que tem chamado a atenção?

A premissa da rede social é evitar criar em seus usuários uma distorção da própria imagem, disponibilizando infinitos filtros de maquiagem, de clareamento dental, de controle de frizz, etc. Isso evita a comparação. Além disso, a rede também diminui o overposting e a ostentação de influencers digitais, haja vista que não é possível postar mais que duas vezes ao dia.

O BeReal só permite postar duas fotos por dia: uma com a câmera frontal e uma com a câmera traseira. E claro, totalmente sem filtros!

Como o Instagram pretende copiar esta função?

A ferramenta Candid Challenge funcionará mais ou menos assim: uma vez ao dia, você será notificado para tirar duas fotos com ambas as câmeras. E então terá cerca de dois minutos para tirar essas fotos, onde quer que esteja e da forma que estiver. A ideia é tirar um pouco da previsibilidade e da programação de postagem, além de impossibilitar que você use aplicativos para retocar as imagens. Afinal, elas serão tiradas diretamente da câmera do celular.


 


Fale conosco pelo WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM






TECNOLOGIA  |   10/09/2022 23h09


TECNOLOGIA  |   10/09/2022 08h45