CARRO ELÉTRICO - TECNOLOGIA

“Carro carangueijo” que estaciona de lado será o fim da temida baliza
O e-Corner permite “deslizar” o carro para a vaga desejada sem a necessidade de fazer uma baliza. Você está preparado para essa novidade?


Imagem de Divulgação

A divisão de direção autônoma da Hyundai, a Mobis, apresentou um novo carro que promete fazer sucesso entre as pessoas que não conseguem ou que detestam fazer baliza nas ruas do país. O veículo conta com um novo módulo de roda e foi apresentado durante a CES 2023, em Las Vegas. O dispositivo chamado de e-Corner foi acoplado ao modelo Ioniq 5 da marca sul-coreana.

Diferentemente de outro conceito de carro, abordado anteriormente, o novo módulo já vem de fábrica com seu próprio motor elétrico, amortecedor, direção e freio. Sendo assim, é um pacote completíssimo que poderá ser instalado nos veículos, quem sabe, em um futuro próximo.

Primeiros resultados do módulo que facilita baliza foram apreciados em 2018Vale lembrar que ainda em 2018 o sistema já teve seus primeiros testes e impressionou muita gente. Os resultados já mostravam que a baliza poderia se tornar algo do passado para a maioria dos motoristas pelo mundo. Afinal de contas, o sistema permite que o carro estacione como se estivesse "de lado" - por isso o nome "carro caranguejo", em referência ao crustáceo que anda boa parte do tempo de lado.

Como funciona a baliza com o novo sistema?Na prática, o que acontece é que o veículo chega ao lado da vaga desejada, na qual o motorista deve apenas se certificar de que o carro caberá nela. Para isso, o próprio automóvel deve apresentar sensores que mostraram a possibilidade de estacionamento.

Na sequência, as rodas viram até 90°, ou seja, até ficarem completamente perpendiculares à sarjeta. Assim, o carro "desliza" para o lado e entre na vaga perfeitamente, sem ser preciso qualquer esforço e infinitas manobras como ocorre em uma baliza comum.

O e-Corner permite que o carro seja dirigido na diagonal, por exemplo, além de permitir uma mudança de direção completa, sem precisar acionar a ré. Se você virar uma rua na contra-mão, o carro é capaz de fazer um giro de 180° sem a necessidade de efetuar um monte de manobras.
Sem dúvida, estamos diante de uma tecnologia que pode ser uma mão na roda para muitos motoristas no futuro. E aí, você está preparado?


 


Fale conosco pelo WhatsApp




COMENTÁRIOS







VEJA TAMBÉM



TECNOLOGIA  |   14/12/2022 09h35





TECNOLOGIA  |   15/11/2022 17h39